Jornal Correio Popular

Error updated record: Truncated incorrect DOUBLE value: ''
VALE DO PARAÍSO
Idosos são vacinados em casa para evitar exposição ao novo coronavírus

Data da notícia: 2020-04-09 17:59:00
Foto: Assessoria/Divulgação
A equipe de vacinação e os agentes comunitários de saúde já atenderam mais de 300 idosos no município

A Prefeitura de Vale do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, diante do enfrentamento ao Covid-19, pensando na população que é a maior afetada, iniciou no dia 25 de março, a vacinação em domicílio dos idosos na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação. A iniciativa tem por objetivo, evitar que os idosos, grupo de risco do novo coronavírus, se aglomerem em filas nas unidades básicas de saúde.

Com a medida, eles não devem se deslocar a uma Unidade Básica de Saúde. A equipe de vacinação, juntamente com os agentes comunitários de saúde formada por uma enfermeira e pessoal de apoio, conforme determina o Ministério da Saúde, estão indo nas casas dos idosos (primeira remessa de vacina 60 anos acima). Em Vale do Paraíso, a meta é atender toda a população de risco.

A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas contra o Influenza. A vacinação, no entanto, pode facilitar no diagnóstico da doença, visto que a gripe poderá ser descartada na análise de pacientes que apresentarem sintomas, mas já tiverem tomado a dose.

Segundo a secretária de saúde, Francyelli Gomes Nogueira, os idosos fazem parte do grupo de risco. A opção foi pela criação da equipe para o atendimento domiciliar, sem expor as pessoas ao risco de contrair o coronavírus. “Peço para não irem aos pontos de saúde andando. Essa estratégia exclusiva é para quem tem carro. A vacina nas casas continua, basta aguardar as equipes”, completou.

A secretária de saúde informa aos idosos que moram em área descoberta pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), que fiquem tranquilos, pois os agentes irão avisar a todos. “O idoso deve manter documentos e cartão de vacinação em mãos para agilizar o atendimento na triagem e usar de preferência uma roupa, camisa, blusa ou vestido, sem mangas, ou com manga curta, facilitando o acesso do vacinador ao braço para aplicação da vacina”, orienta Francyelli Gomes.

O prefeito Charles Luiz Pinheiro Gomes (PSDB), disse que a campanha iniciou na área urbana da cidade e até o momento, foram vacinados mais de 300 idosos. Nesta semana, foi iniciado a vacina das pessoas de risco na zona rural. “Além da vacinação nas casas, começamos a imunização do tríplice viral (sarampo), que só neste primeiro dia, já foi levada às pessoas, a partir de 60 anos, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa). Estou muito confiante que chegaremos a nossa meta, antes mesmo do final da campanha”, destacou o prefeito, sobre a nova estratégia de vacina.

Charles Gomes lembrou que o objetivo é evitar que as pessoas idosas sejam expostas ao vírus. “São estratégias para reduzir o risco de exposição à Covid-19, mas que também garantem a vacinação contra a influenza. A vacinação de casa em casa é para que o idoso não tenha necessidade de sair da própria residência e se expor”, concluiu.

Fonte: Josias Brito

Notícia vista 1 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.