Jornal Correio Popular


Error updated record: Truncated incorrect DOUBLE value: ''
SAÚDE
Governo de Rondônia suspende aulas devido ao coronavírus

Data da notícia: 2020-03-16 18:50:26
Foto: Assessoria/Divulgação
Aulas na rede estadual de educação serão suspensas por 15 dias, a partir desta terça-feira, (17)

Depois de determinar a suspensão das aulas em todo estado de Rondônia, o governador, Marcos Rocha vai expedir até quarta-feira (18), um novo decreto, que por exigência planetária vai restringir ainda mais, as ações de uma série de atividades sociais, para manter o controle sobre a disseminação do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O anúncio dessas medidas foi feito na segunda-feira (16), em Porto Velho, pelo secretário estadual da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, durante entrevista coletiva, em que preferiu, não adiantar as novas medidas restritivas que, segundo ele, serão anunciadas pelo governador, o momento que serão detalhados os termos do novo decreto e período de sua vigência.

Aulas Suspensas
Da coletiva também participou o secretário, da Secretaria Estadual da educação (Seduc), Suamy Vivecananda, que fez o anúncio oficial da suspensão das aulas em todo estado por 15 dias, a partir de hoje, terça-feira (17), podendo ser prorrogado por mais 15 dias, assim como a decisão de fechar (proibir), o trânsito de servidores da educação pelas escolas da capital e interior, para evitar qualquer possibilidade de disseminação do vírus.

Explicou, que o parecer do governo de Rondônia atinge todo o sistema (único) de educação, sob domínio do estado, que inclui as instituições estaduais, municipais, federais e privadas.

Segundo ele, as aulas em todas as instituições de ensino estarão suspensas a partir de amanhã (17), por 15 dias, e se necessário for, este período pode ser prorrogado, para evitar riscos e resguardar a saúde dos estudantes e da população. Ele esclareceu, contudo, que o governo, não vê risco de prejuízo do ano letivo, as aulas podem avançar no período das férias escolares. “O ano letivo de 200 dias será mantido”, disse. Não há qualquer previsão para redução da carga horária.

Orientações Básicas
Pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), o coordenador do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), Cid Orleans, que também participou da coletiva, acompanhando o secretário da Saúde, falou da importância das pessoas adotarem os cuidados essenciais, como o uso de máscaras, especialmente quando apresentarem qualquer sintoma (gripe ou resfriado, febre) que possa ter relação, com a infecção pelo coronavírus, além de outras medidas não menos importantes, como lavar as mãos e fazer uso de álcool em gel, para desinfecção das mãos e de aparelhos de manuseio contínuo.

Ao justificar a necessidade da adoção dessas medidas, o coordenador do Cievs destacou, que elas são no momento, a principal arma contra a disseminação do coronavírus, e que podem salvar vidas. elucidando essa orientação, afirmou que práticas como apertos de mãos, beijos e abraços, manuseio de celular e gestos, como coçar o nariz ou levar a mão à boca podem ser determinantes para a infecção, por isso a importância da limpeza contínua, orientações que também foram recomendadas pelo secretário, Fernando Máximo.

Fonte: Secom

Notícia vista 1 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.