Jornal Correio Popular


Error updated record: Truncated incorrect DOUBLE value: ''
SEMANA DA MULHER
Mulheres que inspiram - Profissão Diarista

Data da notícia: 2020-03-10 12:32:51
Foto: Regiane Lambert

Como homenagear as mulheres em apenas um dia? Por esse motivo, o Jornal Correio Popular homenageia mulheres fortes neste mês de março com uma matéria diferente. Nada melhor do que falar sobre uma profissão que cada vez mais, tem sido a fonte de renda principal de muitas mulheres: Diarista.

Para começar, é preciso destacar que o nome "diarista" vem justamente da modalidade pela qual é contratada a profissional, ou seja, por um dia de trabalho, com jornada de 8 horas. Segundo dados do IBGE, o número de trabalhadoras domésticas vem crescendo desde 2014. Em 2018, foi o maior número em sete anos desde 2012: 6,24 milhões. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. Uma profissão pouco valorizada e que tem a figura de uma mulher que representa muitas outras mulheres.

A diarista Daniela Castaldi Lambert, contou que há três anos optou por trabalhar como diarista justamente pela flexibilidade de horários, podendo assim ter mais tempo para os seus filhos. Quando perguntada sobre qual seria a sua maior dificuldade, a mesma respondeu que conquistar a confiança das patroas é uma das dificuldades, pois colocar alguém dentro da sua casa com certeza é um desafio e risco, assim, ao longo do tempo, Daniela foi conquistando confiança e afirma que hoje em dia, ela trabalha em algumas casas desde que começou como diarista.

Daniela falou sobre a falta de valorização da profissão. “Hoje eu sou valorizada porque eu aprendi a me valorizar. O que acontece muitas vezes é o contrário e a falta de valorização, infelizmente é muito grande, disse Daniela que afirmou que o correto é uma diarista realizar apenas a faxina pesada, ou seja, limpar janelas, banheiros, chão, etc, porém, muitas vezes as pessoas confundem exigindo que elas façam serviços que não compete a elas.

Sobre a remuneração, Daniela contou que cobra em torno de R$120 a R$150 por faxina, dependendo do tamanho da casa. Uma vantagem que Daniela mencionou foi que pelo bom relacionamento que tem com suas patroas ela consegue fazer seus horários, não tendo que obrigatoriamente cumprir um horário fixo, o que não deixa de ser uma vantagem. A diarista ainda afirmou que a maior vantagem de todas é poder ajudar seu marido com as despesas e ter a liberdade de ir nas reuniões da escola dos seus filhos. “O cansaço é inevitável, porém, poder ter mais tempo com seus filhos vale a pena”, contou.

Hoje em dia, muitas mulheres optam pela profissão de Diarista justamente pelo motivo de poder ter seus horários flexivos e muitas vezes, para ter uma renda extra, já que em um emprego com carteira assinada ela não teria esse privilégio. Outras mulheres trabalham como diarista sendo a sua única fonte de renda e por esse motivo, devemos lembrar sempre de valorizar cada vez mais essas profissionais que trabalham em nossas casas.

Hoje em dia, nenhum dos direitos assegurados a uma empregada doméstica é assegurados a uma diarista, já que a diarista (trabalhadora autônoma) é aquela que exerce por conta própria atividade profissional remunerada, sem relação de emprego, eventualmente, para uma ou mais empresas/pessoas.

O que caracteriza o empregado doméstico é a prestação do serviço, de forma contínua e permanente, à pessoa ou família, no âmbito residencial, sem fins lucrativos ou de natureza não econômica, e mediante o pagamento de salários.
Quando se tratar de trabalhadora autônoma (diarista) não há necessidade de assinar a carteira profissional, nem tampouco recolher a contribuição previdenciária, não fazendo jus também ao pagamento do salário mínimo, 13º salário, repouso semanal remunerado, férias anuais, aviso prévio e vale-transporte.

Porém, diaristas e domésticas, são mulheres que lutam muito para sustentar seu lar e devemos valorizar cada uma pois seu trabalho é tão digno quanto o de qualquer outra mulher.

*Regiane Lambert é criadora de conteúdo e blogueira em SP

Fonte: *Por Regiane Lambert

Notícia vista 1 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.