Jornal Correio Popular

Error updated record: Truncated incorrect DOUBLE value: ''
SAÚDE
CPN realiza cerca de 70 partos normais todos os meses

Data da notícia: 2020-03-05 18:09:36
Foto: Assessoria/Divulgação
Joyce de Oliveira Fagundes deu à luz a pequena Júlia, que nasceu com 3,5 quilos e medindo 52 centímetros

A pequena Júlia chegou ao mundo cheia de saúde. Ela nasceu no Centro de Parto Normal (CPN), do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, com 3,5 quilos e medindo 52 centímetros.

A mãe, Joyce de Oliveira Fagundes, 23 anos, contou que o parto normal requer mais esforço, no entanto, ela encontrou todo o conforto e apoio necessário na equipe que a atendeu na unidade.

“Na hora fiquei com dúvidas, por ter escolhido o parto normal. Mas, depois que minha filha nasceu, tive certeza que fiz a escolha certa. Vale muito à pena. Eu sinto orgulho de ter sido forte. Incentivo as grávidas a tentarem o parto normal. O atendimento aqui é muito bom. Não trocaria por um hospital particular”, disse Joyce.

Ela é uma das 70 mães que ganham bebê todos os meses no CPN. O atendimento é oferecido de maneira especializada e individualizada para incentivar o aumento dos partos sem cirurgia e a redução de cesáreas desnecessárias.
A diretora de enfermagem do CPN, Kethleen Alves de Oliveira Santos, conta que muitas mulheres chegam à maternidade com a certeza que tentarão o parto normal.

“Esta é uma mudança gradativa. O incentivo começa nas unidades básicas de saúde (UBSs), quando as mulheres iniciam o pré-natal. As equipes mostram os benefícios desse tipo de parto. Nós temos muitas grávidas que chegam de outros municípios, no qual não foram instigadas a tentar o parto normal, e preferem a cesárea. Por isso, é importante que todos colaborem, encorajando às mulheres a estudar, trocar ideias ou conhecer o CPN, antes de tomar a decisão pela cesárea. Sem contar, que a mulher sente o quanto é capaz e a sensação de ter passado por tal experiência é indescritível. A mulher não é frágil, e sim forte e empoderada”, explicou a diretora.

O CPN atende mulheres de Ji-Paraná e outros 32 municípios de Rondônia, oferecendo quartos individuais para cada grávida e equipamentos modernos que colaboram na evolução do parto.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 1 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.