Jornal Correio Popular


JI-PARANÁ
Rio Machado se aproxima de estado crítico

Data da notícia: 2020-03-03 12:23:08
Foto: Assessoria/Divulgação
A Defesa Civil de Ji-Paraná monitora as áreas de bairros atingidos pelas águas dos rios Machado e Urupá

O nível do rio Machado continua preocupando à Defesa Civil de Ji-Paraná. Nesta segunda-feira (2), as águas estavam em 10,72 metros de profundidade, segundo o registro realizado pela Agência Nacional das Águas (ANA), se aproximando do estado crítico, quando o rio supera os 11 metros.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Ji-Paraná, Meire Zanettin, mesmo com o nível elevado, nenhuma família ribeirinha precisou ser resgatada. Até o momento, seis bairros foram afetados pela enchente.

O município conta com um plano de contingência para possíveis resgates de moradores ribeirinhos, caso o nível do rio Machado continue subindo. Se necessário, as famílias poderão ser alojadas no Ginásio Poliesportivo Adão Valdir Lamota, no 2° distrito.
A Defesa Civil está monitorando o nível do rio Machado, em Ji-Paraná, e também nos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno, onde ficam localizadas as cabeceiras do rio.

“O acompanhamento é realizado via aplicativo da ANA, onde conseguimos monitorar o nível do rio Machado aqui, em Ji-Paraná, e também acompanhamos a situação nas cabeceiras, com o monitoramento de Pimenta Bueno e Cacoal. De acordo com o nível ou a quantidade de chuva nesses locais, conseguimos prever o tempo que irá levar e a que ponto o rio chegará em Ji-Paraná. Esse acompanhamento está sendo realizado desde dezembro, quando começamos a monitorar o nível do rio no município e nas cabeceiras”, destacou Meire.

Na última semana, quando o rio superou o nível de alerta, de 10,50 metros de profundidade, a Defesa Civil iniciou o monitoramento de bairros que sofreram alagamentos ou estão sob risco.

“Desde semana passada, quando o rio superou o nível de alerta, está sendo feito o monitoramento dos bairros e áreas que foram atingidos pelas águas”, afirmou a coordenadora da Defesa Civil de Ji-Paraná.


Fonte: Assessoria


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.