Jornal Correio Popular


Error updated record: Truncated incorrect DOUBLE value: ''
JI-PARANÁ
Rio Machado sobe dois metros em cinco dias

Data da notícia: 2020-02-27 10:12:39
Foto: Assessoria/Divulgação
Com o nível acima dos 10,50 metros de profundidade, o rio atingiu as primeiras casas de moradores ribeirinhos

O nível do rio Machado subiu mais de dois metros nos últimos cinco dias. Entre sábado (22) e ontem, quarta-feira (26), as águas subiram de 8,50 metros para mais de 10,50 metros de profundidade, segundo a medição realizada pela Agência Nacional das Águas (ANA). A partir desse ponto, o rio começa a alagar as primeiras casas dos moradores ribeirinhos. Acima dos 11 metros de profundidade, o estado é considerado crítico.

A coordenadora da Defesa Civil de Ji-Paraná, Meire Zanettin, explicou que o município conta com um plano de contingência, que poderá ser acionado em caso de transbordamento dos rios Machado e Urupá. Se necessário, as famílias poderão ser alojadas no Ginásio Poliesportivo Adão Valdir Lamota, no 2° distrito. Mais de 10 bairros podem ser afetados pela cheia dos rios.

“Pode acontecer de o rio oscilar entre subida e descida de nível. Como também pode acontecer de continuar chovendo, como tem chovido, nas cabeceiras do rio Machado e o nível superar a cota, que já está bem próximo, e as pessoas precisarem ser resgatadas de suas casas”, afirmou Meire Zanettin.

Segundo o comandante 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM), José Aparecido dos Santos, não é recomentado que banhistas entrem nos rios durante o período de cheia.

“O rio já encheu bastante. No início da semana passada, ele estava na casa dos 8 metros de profundidade e ainda existiam pedras à mostra, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros. Agora o nível deu uma subida significativa e as pessoas devem tomar cuidados, principalmente, com animais como arraías e peixes elétricos, que têm ocasionado alguns acidentes em nossa região”, destacou Santos.

O comandante também afirmou que, neste período, aumenta a contaminação e transmissão de doenças como a leptospirose.

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão é de chuva para os próximos dias em Ji-Paraná. Em Cacoal e Pimenta Bueno, nas cabeceiras do rio Machado, a previsão também é de chuva.

Fonte: Marco Bernardi

Notícia vista 1 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.