Jornal Correio Popular


Error updated record: Truncated incorrect DOUBLE value: ''
VALE DO GUAPORÉ
Mutirão para zerar fila de cirurgias de catarata e ortopédicas é lançado

Data da notícia: 2020-01-28 10:21:10
Foto: Assessoria/Divulgação
Governador Marcos Rocha (c) durante a solenidade de lançamento do projeto “Fila Zero” na cidade de Cacoal

Rondônia avança para a meta de zerar a fila de cirurgias de catarata. No sábado (25), foi lançada, em Cacoal, a segunda etapa do mutirão de cirurgias de catarata para atender os pacientes que esperam por esse procedimento na região do Café (Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, São Felipe do Oeste, Primavera de Rondônia e Ministro Andreazza) e também os municípios do Vale do Guaporé (Costa Marques, Seringueiras e São Francisco). Serão operados mil pacientes do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg), com disponibilidade para ampliar os atendimentos se houver procura pela população.

O lançamento foi feito pelo governador, Marcos Rocha (PSL), juntamente com o secretário estadual da Saúde, Fernando Máximo. ”Muitas pessoas perderam a visão devido à catarata. Então, nos trabalhamos para resolver isso com a criação do projeto Fila Zero. O objetivo é fazer com que todas as pessoas de Rondônia, que perderam a visão devido ao problema, possam voltar a enxergar e voltem a ser produtivas”, explicou Marcos Rocha.

O secretário Fernando Máximo afirmou que o projeto teve início no segundo semestre do ano passado na região de Porto Velho. A previsão é que até julho deste ano zere a fila de espera por cirurgias de catarata em todo o estado. “Nós estamos aqui para trazer notícias boas. Quando assumimos, a secretaria tinha pacientes esperando há seis anos pela cirurgia de catarata e foi uma determinação do governador zerar essa fila de espera.

Começamos a operar em Porto Velho, fizemos 2,5 mil cirurgias, em 2019, e fomos buscar parcerias para trabalhar também no interior. A partir da primeira semana de fevereiro, vamos operar cerca de mil pacientes. Com isso, a gente zera a fila nesses nove municípios”.

Ortopédicas
Também foi lançado, oficialmente, o mutirão de cirurgias ortopédicas gerais com o objetivo de zerar a fila de espera por esse procedimento no Hospital Regional de Cacoal, com a realização de mais de 100 cirurgias. Os pacientes são provenientes de 34 municípios das regiões do Café, central, sul, zona da mata, e Vale do Guaporé. As cidades fazem parte da II Macrorregião de Saúde de Rondônia, que abriga mais de 800 mil habitantes.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 1 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.