Jornal Correio Popular


Error updated record: Truncated incorrect DOUBLE value: ''
APOIO
Semana de acolhimento atende 151 estrangeiros em situação de risco

Data da notícia: 2020-01-22 18:10:04
Foto:
Comitê também oferece cursos de língua portuguesa e capacitação profissional

A Semana de Acolhimento para Estrangeiros, promovida em Ji-Paraná por um comitê formado por diversas entidades públicas, religiosas, assistenciais e filantrópicas, atendeu 151 pessoas vindas da Venezuela e de Cuba e que estão vivendo na cidade provisoriamente.

Conforme a coordenadora da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Lidiane Tanazildo, os imigrantes em situação de rua foram encaminhados para abrigos e estão recebendo assistência emergencial. Os que precisavam solicitar refúgio foram encaminhados e orientados junto à Polícia Federal.

No local do atendimento, eles também tiveram acesso a roupas, gêneros alimentícios, material escolar, utensílios domésticos, itens de necessidades básicas e inscrição no cadastro único do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Uma triagem foi realizada para orientações e direcionamento para retirada de documentos e acesso a políticas públicas, como serviços de saúde, assistência social e educação.

O comitê também oferece cursos de língua portuguesa e de capacitação profissional, disponibilizados por meio do Ifro e Sebrae. Lidiane ressaltou que mesmo havendo casos de pessoas precisando de capacitação, também foram verificadas 33 situações em que o imigrante possui qualificações e formação superior.

“Dentre as pessoas atendidas, muitos possuem qualificações profissionais e formação superior como advogados, médicos, professores, contadores, biólogos, engenheiros, agrônomos, pedreiros, serralheiros, soldador, cozinheiras, marceneiros, cabeleireiras, dentre outras”, reforçou a coordenadora.

A triagem continua, mas, agora, está sendo realizado na Semas, onde servidores foram destinados ao atendimento das situações decorrentes do fluxo imigratório.

A Semas fica localizada na avenida Marechal Rondon, próximo ao Feirão do Produtor Rural, mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3416-4188.

Fonte:

Notícia vista 1 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.