Jornal Correio Popular


Error updated record: Truncated incorrect DOUBLE value: ''
RECICLAGEM
Semeia informa população de Ji-Paraná sobre uso de Ecopontos

Data da notícia: 2020-01-21 18:46:46
Foto: Assessoria/Divulgação
Ecopontos estão disponíveis na praça do Feirão do Produtor e no fim da avenida Monte Castelo, próximo ao Ifro e Unir

Ji-Paraná conta com dois Ecopontos para descarte de materiais recicláveis, como vidros, papéis, metais, plásticos, óleo de cozinha e materiais eletrônicos. Os pontos de recolhimento estão disponíveis na praça do Feirão do Produtor Rural e no fim da avenida Monte Castelo, próximo ao Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), o objetivo é inserir a cultura da reciclagem, adotando a prática da separação do lixo, e reduzir a quantidade de resíduos enviada a aterros. Porém, segundo a titular da Semeia, Kátia Casula, muitas pessoas estão utilizando os Ecopontos de maneira errada, depositando o lixo sem a devida separação ou amontoando no chão, próximo ao ponto de coleta.

Kátia Casula explicou que a população ao fazer o descarte de materiais deve antes separar o lixo em casa e utilizar os Ecopontos, observando as orientações contidas no local. “Depositando vidros no espaço verde; os papéis devem ser colocados no espaço azul; os metais no amarelo; plásticos devem ir para a lixeira vermelho; eletrônicos no espaço cinza e o óleo de cozinha no espaço de cor laranja”, pediu a secretária.

Kátia ressaltou que a implantação dos Ecopontos é uma ação que está dando muito certo e, a cada dia, vem ganhando novos adeptos. O projeto nasceu na Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coocamarji) e ganhou diversos parceiros como a Unimed, Prefeitura de Ji-Paraná, projeto ReciclaJipa, Tribunal de Justiça, Juizado Especial Comarca de Ji-Paraná, Unir e Ifro.
Pela estimativa da Semeia, cerca de 40% dos resíduos gerados em Ji-Paraná possui potencial para ser reciclado, entretanto, apenas uma pequena parcela desses resíduos acabam tendo a destinação correta.

A secretária explicou que a Prefeitura de Ji-Paraná tem buscado meios para implantar o Plano Municipal de Coleta Seletiva, visando melhorar os índices de reciclagem no município. A cidade foi aprovada recentemente no Programa Cidade+Recicleiros e receberá diversos benefícios para o desenvolvimento de ações voltadas à implantação da coleta seletiva. As primeiras reuniões sobre o tema serão realizadas no início de fevereiro.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 1 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.