Jornal Correio Popular

Error updated record: Truncated incorrect DOUBLE value: ''
JI-PARANÁ
Gestores escolares são capacitados sobre cartão de vacina

Data da notícia: 2019-12-05 10:16:16
Foto: Assessoria/Divulgação
Capacitação foi realizada pelo setor de imunização da Semusa, a pedido do Ministério Público

Na quarta-feira (4), secretários das escolas municipais e estaduais de Ji-Paraná participaram de uma capacitação sobre como checar o cartão de vacina dos alunos, no ato da matrícula. A apresentação do cartão de vacina tem o objetivo de incentivar a imunização de crianças e adolescentes.
A superintendente de Gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Martins Papa, explicou que a capacitação foi um pedido do Ministério Público, por conta da preocupação em aumentar a cobertura de imunização em Ji-Paraná.

Muitos responsáveis têm deixado de levar crianças ou adolescentes até uma unidade básica de saúde (UBS) para receber vacinas importantes contra a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche, por exemplo.

Com a apresentação do cartão de vacina, o profissional da escola, ao realizar a matricula, poderá orientar os responsáveis pela criança para a importância das imunizações.

“O Ministério Público pediu o apoio da secretaria de educação do município e do estado para tentar entender como está o cartão de vacina das crianças. Mas os secretários não tinham conhecimento suficiente para verificar se o cartão está atualizado ou não. Por isso, convidamos a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde [Semusa] para que orientem os profissionais das escolas”, acrescentou a superintendente de gestão.

O diretor do setor de Imunização da Semusa, Rafael Araújo, orientou os profissionais sobre o Calendário Nacional de Vacinação e como identificar se o cartão da criança ou adolescente está completo, com todas as doses previstas para cada idade.

“A maioria das vacinas disponíveis no calendário é destinada a crianças. São 15 vacinas, aplicadas antes dos 10 anos de idade. Para vacinar, basta levar a criança a uma unidade com o cartão da criança. Cada dose deve ser aplicada na idade recomendada, mas se perdeu o prazo para alguma vacina, é importante voltar à unidade de saúde para atualizar a caderneta”, explicou Araújo.

O secretário da Escola Parque dos Pioneiros, Josenir Bitencourt, participou da capacitação. “Nós temos essa demanda nas escolas. Precisamos exigir a carteira de vacina para realizar a matrícula e nem sempre conseguimos entender quais vacinas estão faltando. Com essa orientação, ficará mais fácil orientar os pais para que procurem uma unidade de saúde para atualizar o cartão”, declarou.

O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e população indígena. Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, que devem ser tomadas ao longo da vida, de acordo com a idade.

“É melhor prevenir do que remediar. Sabemos que muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Não podemos perder esse controle. Precisamos imunizar a todos, principalmente as crianças”, lembrou Rafael Araújo.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 1 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.