Jornal Correio Popular


CRESCIMENTO
Regularização fundiária é foco de governadores

Data da notícia: 2019-07-30 18:13:49
Foto: Assessoria/Divulgação
Governadores dos estados da região Norte durante encontro no Acre

Os governadores Gladson Cameli (Acre), Marcos Rocha (Rondônia) e Wilson Lima (Amazonas) ressaltaram, no sábado (27), que o crescimento da economia nos três estados passa, indiscutivelmente, pelo processo de regularização fundiária, que tem como objetivo final alavancar o agronegócio, que gera emprego e rendas nas áreas rurais e urbanas, melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Com pronunciamentos e entrevistas na mesma linha de raciocínio, os três chefes dos executivos regionais reconheceram que para vencer as principais barreiras dominadas pela “burocracia” necessitam de um trabalho integrado junto ao governo federal no sentido de que o sistema de regularização fundiária, conduzido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), tenha mais agilidade passando a ser administrado pelos estados.
Em Rondônia, Acre e Amazonas, as questões ligadas à regularização fundiária e posse da terra, alimentam conflitos, preocupando os governadores que estão dispostos a eliminá-los de vez. Eles relataram que no encontro, há duas semanas com o presidente Jair Bolsonaro, em Manaus, a questão foi colocada ao Presidente República , que se mostrou sensibilizado, prometendo apoio aos governadores dos três estados, reconhecendo a importância delas no contexto econômico.


Ação Conjunta
Os secretários de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, Paulo Wadt do Acre e Petrúcio Magalhães, Amazonas, elaboraram um plano de ação que foi entregue à ministra da Agricultura, Teresa Cristina, que visa integrar o desenvolvimento regional oferecendo condições para que um estado apoie às necessidades técnicas do outro sem burocracia. Por exemplo: a Emater Rondônia poderá prestar assistência técnica aos produtores rurais do Amazonas e Acre e vice-versa onde existir necessidade.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 127 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.