Jornal Correio Popular




POLUIÇÃO
Rondônia é o estado que mais queima no Brasil

Data da notícia: 2018-09-12 09:23:55
Foto: Assessoria/Divulgação
A maior parte das queimadas em Rondônia acontece em Porto Velho, elevando o risco de doenças respiratórias

O estado de Rondônia superou o Mato Grosso e nas últimas 48 horas registrou 1609 focos de queimadas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Historicamente Mato Grosso e Pará lideravam. O Acre agora vem logo em seguida.
Segundo os números, a maior parte das queimadas em Rondônia acontece em Porto Velho. Foram 522 focos nas últimas 48 horas. Exatamente o dobro do segundo município do país que mais queima, Colniza, no Mato Grosso.
A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que devido ao tempo seco e as queimadas a instabilidade aumenta ainda mais na região do norte do estado no domingo (9) e na segunda-feira (10).
O céu de todo o estado, segundo o Sipam, deve variar de claro a parcialmente nublado. Há previsão de pancadas isoladas de chuvas e trovoadas no norte rondoniense.

Doenças

A fumaça diminui a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite que na maioria das vezes atinge principalmente idosos e crianças, considerados vulneráveis. E quando a queimada acontece às margens de rodovias, pode diminuir a visibilidade dos motoristas e como isso, provocar acidentes graves.
O major do Corpo de Bombeiros, Tadeu Sanches, explicou que a população ainda insiste em fazer queimadas mesmo sabendo dos perigos. “Boa parte dos proprietários de terras na área rural prefere incendiar os matos quando querem limpar o espaço porque jugam ser mais fácil, mesmo sabendo dos riscos e problemas que podem causar aquela queimada. Já na área urbana, os moradores têm uma mania de queimar terrenos baldios ou até mesmo lixos domésticos e isso é muito perigoso porque pode invadir outras residências”, assegurou.
Para atender as ocorrências nas áreas urbana e rural da capital, o Corpo de Bombeiros conta com uma equipe de 10 militares, dois caminhões de combate e duas caminhonetes.
O Ministério da Saúde recomenda cuidados ao praticar exercícios físicos ao ar livre, como uma boa hidratação e uma alimentação saudável. De acordo com pneumologistas, além do ar poluído as vias aéreas ficam ressecadas, causando problemas respiratórios.

Multas e Denúncias
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) informou que as multas para quem for flagrado fazendo queimadas variam de R$71,90 a R$ 7 milhões.
As denúncias podem ser feitas pelo Whatsapp 99374-8556, ou pelo 0800 647 20 ou diretamente no site sema.portovelho.gov.br.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 111 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.