Jornal Correio Popular




HANSENÍASE
Carreta Novartis da Saúde realiza 2,9 mil atendimentos em Rondônia

Data da notícia: 2018-09-06 09:27:03
Foto: Assessoria/Divulgação
A carreta percorreu 20 municípios rondonienses oferecendo atendimento gratuito à população

Durante os meses de junho e julho, a Carreta Novartis da Saúde percorreu 20 municípios do estado de Rondônia oferecendo atendimento gratuito para diagnóstico da hanseníase, junto com autoridades de saúde do estado e dos municípios, além de esclarecer dúvidas da população sobre a doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.
Na ocasião foram realizados mais de 2,9 mil atendimentos e 120 pessoas foram diagnosticadas com hanseníase.
Rondônia é o sexto estado com mais casos de hanseníase, que atinge cerca de 30 mil pessoas no país em um ano. A doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente no SUS.
O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença, que deveria estar erradicada, tem cerca de 30 mil novos casos em um ano no país. De acordo com o Ministério da Saúde, Rondônia é o sexto estado com mais casos de hanseníase.
Desde 2009, a Novartis possui a Carreta da Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre todo o Brasil para contribuir para a eliminação da hanseníase.
Atua em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), buscando a eliminação da doença até 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase também são doados pela Novartis à Organização Mundial da Saúde (OMS) que os repassa aos países que dele precisam.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 111 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.