Jornal Correio Popular




CAPACITAÇÃO
Educampo oferece oficina para alunos e produtores

Data da notícia: 2018-09-04 09:38:03
Foto: Assessoria/Divulgação
Produtores e alunos recebem informações sobre custos de produção

O Projeto Educampo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), está desenvolvendo a “Oficina de Custos Para Produzir no Campo”, a primeira atividade aconteceu na sexta-feira (31).
A ação é realizada em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) unidade de Ji-Paraná.
Segundo o engenheiro agrônomo Genaldo Martins de Almeida Júnior, extensionista da Emater, a oficina pretende fazer com que os agricultores aprendam a ter uma ideia dos custos de suas produções, visando soluções eficientes para obter lucros.
A parceria entre a Semed, Emater e o Sebrae Ji-Paraná deu início a uma série de oficinas que será ministrada nas quatro escolas participantes do Educampo.
A “Oficina Custos para Produzir no Campo” vem com material didático completo e de fácil entendimento. No manual do participante, por exemplo, o agricultor ou o aluno têm todo o roteiro da oficina. No Caderno de Ferramentas, eles encontram todas as planilhas de custos de insumo, de serviços e de produção bem como a planilha para cálculo da margem bruta.
O material traz ainda uma cartilha com orientações ao crédito e investimento para micro e pequenas empresas produzida por instituições bancárias e cooperativas de crédito da região.
A oficina também será levada à Escola Municipal Bárbara Heliodora, localizada na 4ª Linha do setor Gleba G, Escola Municipal Nova Aliança, na Linha 86 do setor Riachuelo e à Escola Professor Edson Lopes, no Setor Itapirema.
“Quando começa a conversa eu faço uma pergunta a todos: alguém tem noção de seus custos? Quanto custa para produzir um litro de leite ou uma saca de café? A princípio ninguém sabe. Fica aquela interrogação porque eles estão vendendo seus produtos sem saber o custo da produção”, destacou o extensionista da Emater.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 112 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.