Jornal Correio Popular




ESTIAGEM
Produção de pescado tem queda de até 50%

Data da notícia: 2018-08-17 18:41:49
Foto: Assessoria/Divulgação
Pescadores enfrentam dificuldades na navegação por conta do baixo nível do rio

O nível baixo do rio Machado tem afetado a atividade de pescadores na cidade de Ji-Paraná. A produção de pescado caiu 50%, quando comparada ao período chuvoso em que a produção atinge cerca de 6 toneladas de peixes por mês.
Na sexta-feira (17), o nível do rio Machado registrou 6,60 metros de profundidade, marca considerada baixa pela Agência Nacional de Águas (ANA). A Defesa Civil de Ji-Paraná afirmou que as águas do rio baixaram mais rápido do que o comum neste ano.
Segundo a Colônia de Pescadores Z-9 de Ji-Paraná, os trabalhadores têm enfrentado dificuldades na navegação, por conta o baixo nível do rio e das pedras.
“Hoje está difícil para trabalharmos. Em alguns locais, os pescadores têm que descer dos barcos e atravessar andando em meio às pedras. Alguns estão desistindo da atividade neste período devido à baixa produção de pescado”, destacou o presidente da Colônia Z-9, Manoel Batista Dantas.
Ainda segundo Dantas, algumas espécies de peixes estão dificilmente sendo encontradas por conta do período de estiagem, como o tambaqui nativo e a jatuarana.
A Colônia Z-9 conta com cerca de 120 pescadores em quatro municípios da região central do estado. Os profissionais percorrem mais de 100 quilômetros diariamente pelo rio Machado.

Fonte: Assessoria

Notícia vista 113 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.