Secretária acompanha atendimento em UPA
Com o objetivo de acompanhar “in loco” as demandas da população na área da saúde, a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, realizou visita técnica no sábado (23) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona leste de Porto Velho.
A secretária afirmou que está trabalhando para que a população tenha atendimento humanizado na rede de saúde do município e isso passa, necessariamente, segundo ela, por investimento em qualificação profissional, oferta de medicamentos para atender a demanda, bem como material para que os técnicos atendam o usuário a contento.
A equipe ouviu pacientes, enfermeiros e técnicos. Ficou ajustado também a substituição do modelo de escala de plantões para facilitar o entendimento da população. A escala com os nomes da equipe plantonista e o respectivo horário será fixada no mural.
A titular da pasta destacou ainda que o próximo passo é conscientizar a população a buscar atendimento nas unidades básicas de saúde (UBS) quando forem procedimentos mais simples, e só recorrer as UPAS em caso de urgência e emergência.
“Muitas vezes, por falta de informação, situações que poderiam ser resolvidas em uma unidade básica de saúde acaba na UPA, o que aumenta a quantidade de pessoas no pronto atendimento”, completou a secretária.
Atendimento
No fim de semana, a UPA leste registrou 697 atendimentos, cerca de 80% dos pacientes foram de classificação verde....