] Jornal Correio Popular
Ji-Paraná(RO), 27/01/2022 - 07:48
JORNAL CORREIO POPULAR DE RONDôNIA - Fone: 69-3421-6853 - E-mail: redacao@correiopopular.net


INFLUENZA
Agevisa pede que municípios aumentem cobertura vacinal

Data da notícia: 2022-01-07 19:02:04
Foto: Assessoria/Divulgação
O Ministério da Saúde previa meta de 90% dos vacinados contra a gripe; foram atingidos 69,2%

Balanço divulgado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), na segunda-feira (3), demonstrou que o alcance da cobertura vacinal contra a influenza foi de 69,2% de doses aplicadas, bem abaixo do previsto pelo Ministério da Saúde (MS), que previa imunizar, ao menos, 90% do público prioritário para vacinação. Por esse motivo, a Agevisa orienta os municípios rondonienses a chamar a atenção da população para a importância da cobertura vacinal.

Em 2021, foi realizada a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 12 de abril a 9 de julho. Para a campanha, Rondônia recebeu 579.600 doses para aplicação em pessoas de grupos prioritários e destas 401.034 foram administradas.

“Quando analisamos o resultado parcial da campanha, considerando a meta de 90% da população a ser vacinada, ou seja, 553.281 pessoas, identificamos que somente 401.034 doses foram administradas, com um alcance 69,2% de cobertura vacinal”, detalhou o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

A campanha tem como objetivo reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza e minimizar os efeitos da doença, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19.

“A campanha é anual e realizada entre os meses de abril e julho, quando devem ser vacinados os grupos prioritários. Sobrando vacinas nos municípios, da segunda quinzena de julho em diante a campanha é aberta para toda a população acima de seis meses de idade”, explicou a gerente técnica de Epidemiologia da Agevisa, Maria Arlete da Gama Baldez.

A recomendação da Agevisa é de que os municípios que ainda possuem estoque da vacina influenza/gripe, para que desenvolvam estratégias para melhorar o desempenho da vacinação na população maior de seis meses de idade.

“O Ministério da Saúde prorrogou o encerramento da campanha. Ficou definido que o prazo limite para o registro das doses aplicadas no SI-PNI será às 23h59 do dia 31 de janeiro de 2022, nesta data a entrada de dados para registros das doses aplicadas será encerrada. Neste sentido, solicitamos aos municípios para acelerar o processo de digitação dos dados, pois estes dados precisam ser cuidadosamente analisados, revisados, compreendidos e, se necessário, corrigidos”, admitiu Arlete Baldez.


Fonte: Secom


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.